Tudo o que é móvel é portátil?

Nem sempre!

Móvel não é fixo. Portátil pode ser transportado.

Simples né? Deveria! Mas na prática não é tão simples assim.

Quando tratamos de pesagem de veículos rodoviários de carga a análise conceitual é muito mais ampla do que o significado etimológico das palavras.

Balanças para Pesagem Rodoviárias de Carga, de forma geral, são classificadas em três tipos: Balança fixa, Balança Móvel e Balança Portátil.

a)  Balança Fixa: Conjunto com um único bloco de ancoragem tornando-se conjunto único Balança Fixa e bloco de ancoragem.

b)  Balança Móvel: Conjunto com um ou mais blocos de ancoragem tornando-se conjunto único Uma Balança Móvel com cada um dos diversos blocos de ancoragem.

c)  Balança Portátil: NÃO tem bloco de ancoragem. A balança poderá ser utilizada em qualquer ponto de pesagem que se queira, não existe ponto de pesagem previamente definido.

Em rodovias, o bloco de ancoragem é a estrutura ou pista feita em concreto para acomodar a balança. Esta estrutura é parte integrante do sistema de pesagem. 

Portanto, uma balança móvel pode ser utilizada em mais de uma pista de pesagem, mas sempre necessitará de uma pista de pesagem feita em concreto, perfeitamente lisa e nivelada para que o peso medido corresponda à realidade.

Já a balança portátil, por dispensar bloco de ancoragem, pode ser utilizada em qualquer ponto da rodovia, inclusive sobre asfalto e isso inclui o próprio acostamento da via.

Acesse o link e veja a praticidade de uso de uma balança rodoviária portátil.

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